Registro de Viagem

Porto Seguro 3º Dia – Praia do Espelho

3º Dia – 06/03/2011 – Passeio na Praia do Espelho
 
Terceiro dia em Porto Seguro e já estava programado em nosso Roteiro que iríamos à Praia do Espelho, que na verdade é um apelido para a Praia do Curuípe, situada no distrito de Caraíva, no município de Porto Seguro ao Sul da Bahia. O apelido surgiu devido ao efeito causado pelos reflexos do Sol nas piscinas naturais quando avistadas do mar.
 
Distante quase 100 km (dependendo do caminho) de Porto Seguro, a praia reúne em um só cenário areia branca e fofa, água cristalina e morna, arrecifes de corais, coqueiros e falésias avermelhadas.
 
 
Na maré baixa, é possível apreciar toda a vida marinha do local. Eleita em 2009 pelo Guia Quatro Rodas como a terceira praia mais bonita do Brasil, Espelho é exemplo de preservação.
 
Nós lemos em diversos blogs e sites (da época) que lá era perigoso, que vários turistas já tinham sido assaltados nessa praia e com receio nós fomos o mais ralé possível, mas não se preocupem, até os mais “engomadinhos” podem ir tranquilos. Não tivemos nenhuma sensação de insegurança, nada aconteceu nem conosco “ralés” e nem com os “engomadinhos” que vieram conosco no mesmo passeio.
 
Como é muito distante de Porto Seguro e seu acesso é por estradas de terra nós resolvemos que iriamos através de uma agência de turismo local.
 
Acordamos cedo e fomos tomar nosso café e no caminho para o refeitório nos deparamos com uma gatinha grávida.

Chegando no refeitório o mesmo estava bem vazio, diferente dos dias anteriores, mas a qualidade do café da manhã permanecia excelente.

A van da agência atrasou um pouco e nesse tempo ficamos no saguão do hotel fazendo advinha o quê, fotos.

A van chegou 8 e meia da manhã e fomos direto para a praia do espelho e pudemos ver que o acesso é bem difícil mesmo para que vai com carro de passeio, pensei que a van nem conseguiria seguir em certos momentos, mas conseguiu.

O melhor mesmo é ir com carro 4×4.

Chegamos na praia do espelho depois das 10 da manhã e todo o grupo que veio na van foi deixado em uma barraca de apoio e foi marcado o horário para que o grupo se reunisse novamente as 2 e meia da tarde para o retorno.


Perguntamos o guia onde ficava o mirante que todo mundo vai para bater fotos do alto e ele nos explicou e fomos atrás do tal mirante, andamos, andamos, andamos… e nada até vimos umas escadas mas tinha um segurança e ele disse que não era para o mirante mas para um condomínio fechado, ou seja, não achamos e não fizemos esta foto que tanto queríamos.

Mas na volta em direção a barraca nós viemos fazendo várias fotos.
Em um determinado ponto resolvemos cair na água, estava muito calor e o protetor solar estava derretendo, literalmente, com o suor e manchou minha blusa, mas nada como um bom banho de mar para acabar com o calorão.

A Jô ficou pouco tempo na água, já eu fiquei alternando entre areia e água e fazendo mais algumas fotos deste lugar lindo.

Ficamos por alí até 2 horas da tarde e voltamos para a barraca de apoio e é claro, enquanto aguardávamos todo o grupo se reunir para voltarmos à Porto Seguro, fizemos mais fotos.

Até que próximo de 14:50 h. a van partiu da Praia do Espelho em direção a Barraca e Lanchonete Xohã da Aldeia Indígena Pataxó Imbiriba, que vende diversos tipos de lembrancinhas, uma forma de renda para a aldeia. 
Já eram 10 para as 4 da tarde quando partimos da lanchonete para Porto Seguro e no caminho vimos uma fazenda de criação de Búfalos, muito legal, nunca tínhamos visto búfalos ao vivo, só na tv. 
 Chegamos no hotel 5 e meia e mais tarde saímos novamente.
 
Desta vez fomos para a Passarela do Álcool (nome atual é Passarela do Descobrimento) e fomos andando do hotel até a passarela, foram alguns minutinhos mas foi bem tranquilo, lá na passarela tem muitas lojas de artesanato e lembrancinha, bares e restaurantes, barracas de lanches e bebidas, baianas vendendo Acarajé, que a Jô adora comer. 
No final da passarela tem uma travessa conhecida como “O Beco”, lá o movimento é menor e tem alguns bares e restaurantes mais e sossegados.
 Fomos em pleno carnaval e ficamos felizes, pois estava bem sossegado, se não fosse uma placa anunciando o carnaval, nem lembraríamos que estávamos nesta época.

Ficamos mais um tempinho e voltamos andando para o hotel, e chegamos as 9 e 15 da noite muito cansados, mas já pensando no passeio do dia seguinte.

Assim foi esse o dia na Praia do Espelho e a noite em Porto Seguro, para ver como foram os outros dias clique nos links abaixo, um abraço e até o próximo Registro de Viagem.

Deixe seu comentário sobre o post.
error: Registro de Viagem © 2010 - 2018