Registro de Viagem

Porto Seguro 6º Dia – Parque Marinho Recife de Fora + Centro Histórico.

Galera, hoje nós ficamos em Porto Seguro mesmo e fizemos 2 passeios dentro da cidade. 

Na parte da manhã fomos ao Parque Marinho Recife de Fora e a tarde fomos ao Centro Histórico.

O tempo amanheceu chuvoso, pensamos até que não conseguiríamos fazer o passeio da manhã, mas logo o sol abriu.

Vamos ao que interessa!

6º Dia – 09/03/2011 – Parte da manhã

Parque Marinho Recife de Fora

O Parque Marinho Recife de Fora é um dos passeios imperdíveis de Porto Seguro, porém saídas para esse passeio só acontecem nas semanas de luas cheia e nova e no horário da maré baixa, quando os recifes ficam descobertos, formando piscinas naturais. Por sorte estávamos em uma semana de maré baixa e segundo tivemos informações este seria o último dia de maré baixa o suficiente para realização deste passeio.

Desta vez fizemos o passeio por conta própria sem intermédio de agência e é bem fácil, só chegar na Passarela do Álcool / Descobrimento e comprar próximo ao píer de onde sai a Escuna que leva até as piscinas naturais, existem quiosques que vendem, também deve-se pagar a taxa de embarque da prefeitura, estava R$ 10,00 por pessoa. Apenas fiquem atentos ao horário que saem os barcos, pois esse depende da maré. No dia anterior nós perguntamos quando passeávamos pela Passarela à noite e nós informaram que sairia as 11:30 da manhã.

Antes de embarcar, nos foi avisado que teríamos que alugar umas sapatilhas para usarmos nas piscinas naturais além de snorkel. As sapatilhas seriam para não cortar os pés nos corais e o snorkel para ver os peixes e corais.

Nós já havíamos pesquisado antes e levamos na mala nossos tênis velhos para usarmos nas piscinas naturais além de nosso snorkel e não precisamos alugar lá, então fica a dica, se você tiver leve de casa.

Seguimos viagem até as piscinas naturais por aproximadamente 1 hora e meia e fomos vendo a orla de Porto Seguro, o Centro Histórico (que fomos à tarde) e o Memorial do Descobrimento ao longe.

Chegamos nas piscinas naturais e nos deram espaguetes para boiarmos (isso não era alugado) e para Jô que não sabe nadar foi de grande ajuda, um bote nos levou até um banco de areia onde desembarcamos para irmos até as piscinas naturais. 

Fizemos várias fotos e filmagens dos peixinhos, corais e a Jô estava encantada (e com um pouco de medo) com a quantidade de peixinhos que a cercavam.

A maré começou a subir e tivemos que voltar ao banco de areia que já estava com água batendo na altura dos joelhos, neste momento o guia do barco pegou algumas estrelas do mar e um caranguejo-ermitão, que usa a concha vazia como casa, isso porque seu casco é mole e sem esta proteção ele fica muito vulnerável.

Quase 3 da tarde e voltamos de bote para a escuna e depois retornamos para o píer de onde saímos e neste tempo ofereceram blusas com estampas do Parque Marinho Recife de Fora e eu garanti a minha.

Já em terra firme andamos pela Passarela durante o dia e fizemos estas fotos.

Partimos então para o segundo passeio do dia o Centro Histórico.

6º Dia – 09/03/2011 – Parte da tarde

Centro Histórico de Porto Seguro.

Fomos até o Centro Histórico por conta própria, sem guia e fomos a partir da Passarela do Álcool, tudo perto (estávamos de carro) e fácil de chegar.

Assim que chegamos deixamos o carro num estacionamento e não tinha nenhuma indicação de que era cobrado e nenhum guardador de carros, logo seguimos por um corredor que dava acesso ao Centro Histórico.

É uma ótima opção de passeio, uma viagem às origens do nosso país e voltar ao período do Descobrimento, quando Pedro Álvares Cabral por aqui.

O local abriga prédios e peças muito valiosas do século XVI, além de possuir uma geografia privilegiada que faz do espaço um verdadeiro museu natural a céu aberto e foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, sendo reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade.

Lá nós vimos o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal junto com as caravelas da frota de Cabral, as Igrejas (são 3 no total, Nossa Senhora da Pena, Nossa Senhora da Misericórdia e São Benedito) e a Casa da Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro.

Lá também é um ótimo mirante, dá pra ver boa parte da orla e seus contornos.

Vimos também o farol, uma torre de alvenaria quadrada e tem 12 metros de altura, tudo pintado de branco. No topo e foi inaugurado no dia 10 de julho de 1907.

Próximo ao farol descobrimos uma barraquinha de acarajé e é claro que a Jô foi logo comprando o dela, afinal como boa bairioca* que ela é (*baiana que vive no rio de janeiro kkkk), não poderia ficar sem.

Havia também algumas lojinhas de Artesanato com lembrancinhas bem baratinhas.

Também observamos uma grande quantidade de animais no local e tinha gatos, família de patos, cavalo, jegue e passarinhos.

Seguimos por um corredor com casinhas coloridas dos 2 lados, algumas são lojinhas e uma era o Consulado Honorário de Portugal, além de uma construção datada de 1885.

Paramos em uma dessas casinhas para comprar um geladinho de fruta (conheço isso como sacolé aqui no Rio de Janeiro) e fomos atendidos por uma senhorinha bem idosa.

Já estava anoitecendo e resolvemos voltar ao hotel, chegando lá fomos ao quarto tomar um banho e fomos logo depois para a piscina do hotel e aconteceu algo engraçado. Nos foi informado que a piscina funcionava até 10 da noite, mas na verdade era o bar da piscina que ficava até esse horário e quase fomos expulsos pelo limpador da piscina que ficava nos encarando enquanto preparava os equipamentos para fazer a limpeza da mesma, já eram 8 da noite, saímos 8 e 40 ainda nos achando os certos kkk.

Após finalmente sairmos da piscina resolvi pedir um X-Burguer com um suco de Cacau, muito bom!

E assim finalizamos esse dia em Porto Seguro, se você gostou deste post deixe seu comentário aí em baixo. Deixo também o link para todos os dias de nossa viagem aí em baixo.

 

1º Dia – 04/03/2011 – Na estrada / Chegada em Porto Seguro
2º Dia – 05/03/2011 – Passeio em Arraial d’Ajuda
3º Dia – 06/03/2011 – Passeio na Praia do Espelho
4º Dia – 07/03/2011 – Passeio de Barco em Santa Cruz Cabrália (Coroa Alta)
5º Dia – 08/03/2011 – Passeio em Trancoso
6º Dia – 09/03/2011 – Passeio de Barco no Recife de Fora + Centro Histórico
7º Dia – 10/03/2011 – Parque Aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque
8º Dia – 11/03/2011 – Memorial do Descobrimento – Reserva da Jaqueira – Santa Cruz Cabrália
9º Dia – 12/03/2011 – A volta para o Rio de Janeiro

Post revisado e atualizado em: 30/jan/2018

 

Deixe seu comentário sobre o post.
error: Registro de Viagem © 2010 - 2018